No Taijiquan nós temos um ditado “as duas mãos no coração, são esquecidas”, e “O corpo e a mente se harmonizam como um”. Para ser mais direto nós dizemos que o aprendizado e o uso são as mesmas coisas. Ambos, Grão Mestre Chen Fake e Hong Junsheng disseram “pratique do jeito que você usaria isso”.

 

Aquele que consegue atingir esse nível de habilidade é certamente uma pessoa habilidosa. Infelizmente é muito difícil chegar a esse nível.

 

Primeiro vamos examinar o que “o corpo e a mente são harmonizados como um” significa. Existem dois processos paralelos no nosso aprendizado do Taijiquan. Um acontece em nossas mentes e o outro em nosso corpo. O que a mente faz é ‘pensar’, o que o corpo faz é ‘executar’. Se esses dois processos poderem ser sincronizados, então acontece que a mente o corpo são harmonizados como um (a nossa própria mente com o nosso corpo, não com o das outras pessoas). É uma habilidade de alto nível.

 

Sobre circunstancias normais conseguimos atingir esse nível com algumas ações em nossas vidas, como respirar, piscar, usar a boca, a língua, os dentes (na hora de comer), ou a coordenação do corpo ao andar. Todos nós sabemos que mesmos nessas poucas atividades não conseguimos atingir aquele nível desejado, quando sobre pressão.

 

Sempre existem atividades que requerem um aprendizado para chegar ao nível de harmonia do corpo e da mente. Por exemplo, a primeira vez que pegamos uma caneta, nós não automaticamente sabemos o que escrever. Não conseguimos desenhar uma linha vertical ou horizontal. Após algum treino, nossa mão, caneta e mente, chega aquele nível de harmonia que permite a você escrever.

 

Não existem movimentos ou requerimentos técnicos no sistema do Taijiquan estilo Chen Método Prático que são naturalmente harmonizados, no sentido que mencionamos. Tudo requer treino. O treinamento de nível inicial é chamado “entrar pela porta”. Na terminologia científica de hoje “entrar pela porta” significa “recalibração” (recalibrar-se).

 

Um rifle que acabou de chegar da fabrica não pode ser usado. O sistema dele precisa ser calibrado primeiro. Isso é essencial. É uma questão de vida ou morte ter o rifle calibrado. É a mesma coisa no aprendizado do Taijiquan. Sem recalibração das partes do nosso corpo, não estamos prontos para aprender Taijiquan. Isso não é nada menos do que “vida ou morte”.

 

Aquele que conhecem música, sabem que os músicos afinam seus instrumentos antes da apresentação. Isso as vezes é feito bem na frente da plateia, e não a nada de errado nisso.

 

Para ser mais preciso, no aprendizado do Taijiquan, esse processo é chamado “entrar pela porta”. Portanto nos temos o ditado, “É por conta do mestre aceitá-lo pela porta, mas é por sua conta conseguir Gongfu ”A responsabilidade do mestre é recalibrar o seu corpo para estar pronto, depois disso depende de você.

 

O conhecimento de nível inicial do Taijiquan estilo Chen método prático é um proverbio de 10 caracteres escrito pelo GM Hong Junsheng, “Para fora com a mão, sem cotovelo; Para dentro com o cotovelo, sem mão”. Nós devemos recalibrar a nossa relação entre o cotovelo e a mão de acordo com os requerimentos dessas 10 palavras. Uma vez feito isso, a habilidade permeara o resto do corpo, e você terá entrado pela porta.

 

Não importa o tipo de sistema de luta, a escola de arte marcial, entrar pela porta é essencial. Nesse artigo eu somente introduzi o conhecimento inicial do sistema de Taijiquan estilo Chen Método Prático. Isso não é designado para as outras escolas de Taijiquan.

É a minha esperança que os entusiastas do Taiji considerem esses pontos, para que eles não caiam na armadilha de “dedicar uma vida, acabar de mãos vazias”.

 

 

Tradução quase palavra por palavra, feita a partir do original em inglês:

http://practicalmethod.com/2015/01/recalibration/

 

 

 

 

MÉTODO PRÁTICO

ARTIGOS E TEXTOS

Recalibrar-se

escrito por

Chen Zhonghua

tradução

André de Aquino

postado em janeiro de 2016

Mantenedor & Idealizador

Rede Wang Wu

wangwu.com.br

Sede Operacional

Rua Doutor Cesar Cortes Sigaud - 62

Bairro Figueira - Guaratinguetá - SP

escola@wangwu.com.br