陈发科 Chen Fake 洪均生 Hong Junsheng 冯志强 Feng Zhiqiang 陈中华 Chen Zhonghua

Linhagem Chen de Taijiquan

Mestre Chen Zhonghua

Chen Fake nasceu no ano de 1887 na vila agrícola de sua família (Chenjiahou), na província de Henan. Ele era bisneto de Chen Chanxing, que transmitiu os conhecimentos do Taijiquan à Yang Luchan, neto de Chen Genyun e filho de Chen Yangxi, dois grandes Mestres de Taiji. Chen Fake praticou o Taijiquan com tanta diligência que aos 17 anos já era considerado mestre, assumindo a frente da 17ª geração do estilo Chen. Mestres de sua família e de fora tinham dificuldade ao enfrenta-lo, tornando-se famoso ao derrotar vários instrutores de artes marciais no exército do Lord Hang Fuqiu.

 

Em 1928, Mestre Chen Zhaopei (18ª geração de Taijiquan estilo Chen) ensinava Taiji em Beijing. Então o Instituto de Artes Marciais de Nanjing se estabeleceu, e Chen Zhaopei foi convidado para dar aulas lá. Com isso, Mestre Zhaopei recomenda que Chen Fake o substituiu-se em Beijing.

 

Se estabelecendo em Beijing, Chen Fake se torna famoso na comunidade marcial, sendo conhecido como o Melhor Mestre de Taiji. Desde então o estilo Chen de Taiji passa a ser conhecido e respeitado. Visando partilhar esta arte com o publico em geral, Fake abre o Instituto Zhogzhou para ensinar Taiji em Beijing. Antes disso o estilo Chen de Taiji era ensinado de maneira secreta, mantido na família Chen e praticado apenas em uma pequena região da China.

Hong Junsheng nasceu em 17 de fevereiro de 1907 (calendário lunar chinês) em Yuxian, província de Henan, falecido em 23 de janeiro de 1996, em Jinan, província de Shandong, China.

Em idade precoce mudou-se para Beijing com seu pai e por uma deficiência na saúde, estabeleceu sua procura por uma boa prática de Taiji. Inicialmente estudou Wu Taijiquan, estilo do Mestre Musan Liu, famoso no momento em Beijing. Mestre Liu, com a notícia de um Mestre do Vilarejo Chen em Beijing, decidiu convidar este para uma demonstração. O que todos viram foi Chen Fake executando o estilo Chen na técnica de Pao Chui. Ninguém pode compreendê-lo, incluindo Mestre Liu. A execução dos movimentos foi demasiada rápida, de acordo com o entendimento popular do Taijiquan na época. No entanto, Mestre Liu teve a clara ideia e decisão de aprender o estilo Chen de Taijiquan. Mestre Hong Junsheng, juntamente com seu Mestre Liu Musan e seus colegas estudantes tornam-se alunos de Chen Fake em Beijing. Mestre Hong aprende os detalhes do Chen Taiji do programa de Chen Fake durante 15 anos, tornando-se uma pessoa saudável e hábil praticante de Taijiquan.

 

De volta a Jinan, continuou a aprofundar seus estudos no estilo de Chen Fake e passou também a ensinar o que havia aprendido. Hong foi o único aluno a estudar o sistema de Chen Fake por 15 anos consecutivos. A maioria dos relatos que temos hoje de Chen Fake são originários de Mestre Hong.

Hong Junsheng foi um homem humilde até o último dia de sua vida. Ele nunca se colocou como Mestre, considerava-se um "colega" para seus alunos.

Quando jovem, na provincial de Hebei, Feng Zhiqiang estudou Shaolin com seu tio, Wang Yunkai. Mais tarde, em Beijing, pode aprender Tongbeiquan com o Grão Mestre Han Xiaofeng, estudou também Xingyiquan com o Grão Mestre Hu Yaozhen e Taijiquan estilo Chen com o famoso Grão Mestre Chen Fake. Feng é reconhecido como um dos maiores alunos de Chen Fake e faz parte da 18ª geração do Chen Taiji. O Grão Mestre Feng Zhiqiang é criador do Sistema Xingyi Hunyuan Taijiquan; atualmente é membro executivo da China Martial Arts Association; vice-diretor da Beijing Municipal Martial Arts Association; Presidente da Beijing Chen Style Taijiquan Research Association; Presidente da Zhiqiang Martial Arts Academy; ele é também diretor honorário, conselheiro e treinador chefe de muitas organizações de artes marciais tanto na China como no exterior.

MÉTODO PRÁTICO

ARTIGOS E TEXTOS

Chen Zhonghua é uma das melhores fontes de informação sobre Taijiquan estilo Chen no mundo, solicitado internacionalmente por seus ensinamentos. Ele foi discípulo de um dos alunos principais e mais habilidosos do Mestre Chen Fake, da familia Chen, o Mestre Hong Junsheng. Mestre Hong era o gênio que revelou os considerados "segredos" do Taijiquan (no aspécto marcial) para o mundo, tornando a prática igual para todos. O Mestre Chen Zhonghua continua essa tradição, ensinando e desenvolvendo esses princípios do Taijiquan sem reservas. Mestre Chen Zhonghua também foi discípulo do Mestre Feng Zhiqiang, famoso fundador do Hunyuan Taiji.

 

Chen Zhonghua, também conhecido como Dongliang, nasceu em 1961 na cidade de Weifang, província de Shandong. Em sua juventude, ele estudou Sitong Chui, Baji, Cha Quan, e outras técnicas de Wushu. Em 1979, entrou no departamento de línguas estrangeiras da Universidade de Shandong.

 

Em seguida, estudou o estilo de Taijiquan em Jinan sob a direção o Grão Mestre Hong Junsheng, 18ª geração de Mestres do Taijiquan Estilo Chen. Através da recomendação do Mestre Li Enjiu, 19ª geração de Mestres do Taijiquan Estilo Chen e presidente da academia de artes marciais de Jinan, tornou-se discípulo do Grão Mestre Hong Junsheng. Em 1998, através das recomendações de Sr. Liu e do professor Feng Xiufang, também torna-se discípulo do Grão Mestre Feng Zhiqiang, 18ª geração de Mestres do Taijiquan Estilo Chen e fundador do sistema de Hunyuan Taiji.

 

No dia 18 de junho 2004, a família do mestre Hong Junsheng e discípulos, selecionou-o oficialmente  "o representante internacional do Taijiquan Estilo Chen Método Prático". O Mestre Chen Zhonghua foi um aluno sério das artes marciais desde sua infância. Ao longo de sua vida, continuou e desenvolveu seu conhecimento e habilidades. Além da aprendizagem de seus dois Mestres, também aprendeu com outros discíplulos respeitados como Li Enjiu, Feng Xiufang, Feng Xiuqian, Xu Guicheng, Han Baoli, e Chen Xiang, entre outros.

 

Nos campeonatos internacionais das artes marciais de Jinan, na China, os alunos e discípulos do Chen Zhonghua ganharam 16 medalhas de ouro e várias de prata e de bronze. O Sr. Chen é atualmente o presidente da Academia Internacional de Hunyuantaiji, com sede na Canadá e conta com mais de 30 escolas em volta de mundo.

 

Com o conhecimento herdado de dois dos maiores Mestres da 18a geração do Taijiquan Estilo Chen e com mais de 40 anos de aprendizagem e prática, o Mestre Chen Zhonghua tem uma compreensão profunda do Taijiquan, da energia interna, da teoria e da aplicação das técnicas. Sua visão vai além do convencional: a visão da essência do Taijiquan, as aplicações de luta, os métodos de ensino, o Mestre Chen é um dos especialistas mais respeitados do mundo quando o assunto é Taijiquan Estilo Chen. Ele produziu muitos DVDs, videos educacionais e livros, tais como: "Caminho de Hunyuan" e "Os Circulos de Taijiquan ". Ele também  traduziu os livros (de chinês para Inglês): "Taijiquan Estilo Chen Método Prático" do Grão Mestre Hong Junsheng e "Qigong Hunyuan" do Grão Mestre Feng Zhiqiang.

 

 

escrito por

Flávio Prado

postado em junho de 2013

Mantenedor & Idealizador

Rede Wang Wu

wangwu.com.br

Sede Operacional

Rua Doutor Cesar Cortes Sigaud - 62

Bairro Figueira - Guaratinguetá - SP

escola@wangwu.com.br